sábado, 6 de fevereiro de 2010

Mensagem e dinâmica para encontros pedagógicos

Estes textos foram alguns que eu trabalhei ano passado com meus professores. Devido a gestação da Laura eu trabalhei só até o meio do ano. É, a pequena precisou ficar descansando até o nascimento. Mas tudo deu muito certo, ela está cada dia mais fofinha.

Então vamos lá. Vou colocar o texto e como eu utilizei com a equipe escolar.

1. A Estrela Verde










"Era um vez, milhões e milhões de estrelas no céu. Havia estrelas de todas as cores: brancas, lilases, prateadas, douradas, vermelhas e azuis. Um dia, elas procuraram o Senhor Deus Todo-Poderoso e disseram-lhe: “Senhor Deus, gostaríamos de viver na Terra, entre os homens.” "Assim será feito" - respondeu Deus - "Conservarei todas vocês pequeninas como são vistas e podem descer até a Terra." Conta-se que naquela noite houve a mais linda das chuvas de estrelas. Algumas aninharam-se nas torres das igrejas, outras foram brincar e correr com os vaga-lumes dos campos, outras misturaram-se aos brinquedos das crianças e a Terra ficou maravilhosamente iluminada.



Passado algum tempo porém, as estrelas resolveram abandonar os homens e voltar para ao céu, deixando a Terra outra vez escura e triste. "Por que voltaram?" perguntou Deus à medida em que chegavam novamente ao céu. "Senhor, não nos foi possível permanecer na Terra; lá existe muita desgraça, muita fome, muita violência, muita injustiça, muita maldade, muita doença." E o Senhor lhes disse "Claro, o lugar real de vocês é aqui no céu, estamos no lugar da perfeição, no lugar onde tudo é imutável, onde nada perece." Depois de chegadas todas as estrelas e conferindo-lhes o número, Deus tornou a falar: "Mas está faltando uma estrela... Perdeu-se pelo caminho?" Um anjo, que estava perto, replicou: "Não, Senhor, uma estrela resolveu ficar entre os homens. Ela descobriu que o seu lugar é exatamente onde existe imperfeição, onde há limites, onde as coisas não vão bem." "Mas que estrela é essa?" - voltou Deus a perguntar. "Por coincidência, Senhor, é a única estrela dessa cor." "E qual a cor dessa estrela?"- insistiu Deus. E o anjo disse: "A estrela é verde, Senhor, a estrela verde do sentimento da esperança." Quando então olharam a Terra, a estrela já não estava só. A Terra estava novamente iluminada, porque havia uma estrela verde no coração de cada pessoa. Porque o único sentimento que o homem tem e Deus não tem é a esperança. Deus já conhece o futuro, enquanto que a esperança é própria da Natureza Humana. Daquele que cai, daquele que erra, daquele que não é perfeito, daquele que não sabe ainda como será o seu futuro."

• Primeiro o texto foi lido.

• Depois fiz várias estrelas verdes de papel, uma para cada participante da reunião.

• Coloquei para os professores que eles são a estrela verde de cada aluno na escola. Pedi que cada um escrevesse dentro da estrela como ele poderia iluminar a vida dos alunos que mais precisam de atenção em sua sala de aula.

• As estrelas foram trocadas entre os participantes e lidas.

Supalogo - create nice logo

Supalogo - create nice logo

APOSTILA LINUX

quarta-feira, 3 de fevereiro de 2010

Curriculo integrado

http://www.fcf.usp.br/Ensino/Graduacao/Disciplinas/Exclusivo/Inserir/Anexos/LinkAnexos/cristinadavinicurriculointegrado.pdf

SORTEIO MARAVILHOSO

Colegas, Estou particpando de um sorteio maravilhoso. A amiga Mary está agradecendo a Deus pelas bênçãos recebidas durante o ano de  2009. É só seguir as regras, ok?


Estas são  as regrinhas tá bom?


*SER SEGUIDORA

*COPIAR E COLAR O SELO DE AÇÃO DE GRAÇA NO SEU BLOG

*SER BRASILEIRA

*DEIXAR UM COMENTÁRIO SÓ NESTE POST COM LINK DO BLOG E EMAIL

*INDICAR 5 BLOG E AVISAR CADA UM SOBRE A INDICAÇÃO E PEDIR PARA SEGUIR AS REGRAS

O KIT CONTERÁ:

-UMA CAIXA GRANDE DE MDF DECORADA

-SEIS MATERIAS USADO PELA A GANHADORA

-QUATRO REVISTAS NOVAS DE ARTESANATOS

-MIMOS SURPRESAS

-GULOSEIMAS

INSCRIÇÃO ATÉ DIA 05 de FEVEREIRO

SORTEIO DIA : 08 DE FEVEREIRO

ENVIO DIA : 12 DE FEVEREIRO

Agora é só torcer e acreditar.
 Esou indicando, Rosenildes, Raimunda ,Marimeide, Orildes e Maria Madalena
O endereço é: http://maryartesanatosemgeral.blogspot.com/2010/01/meu-primeiro-sorteio-de-2010.html

Tabelas - Sistema Objetivo

Tabelas - Sistema Objetivo

Jogos de Matemática - Jogos Online Grátis em Clickjogos.com

Jogos de Matemática - Jogos Online Grátis em Clickjogos.com

Matemática - Educação - Ricardo Pinto

Matemática - Educação - Ricardo Pinto

Desafios Lógicos

Desafios Lógicos

Desafios Lógicos

Desafios Lógicos

Ponto de chegada: a definição do currículo | Planejamento e Avaliação | Nova Escola

Ponto de chegada: a definição do currículo Planejamento e Avaliação Nova Escola

Responsabilidade dos pais

O direito e dever educativo dos pais qualificam-se como essencial ligado como está à transmissão da vida humana; como original e primário, em relação ao dever de educar dos outros, pela unidade da relação de amor que subsiste entre pais e filhos; como insubstituível e inalienável e, portanto, não delegável totalmente a outros ou por usurpável.”

(João Paulo II – A missão da família cristã no mundo de hoje, 36.)

Educar na sociedade da informação não é apenas investir em aparato tecnológico e ensinar a usá-lo. Não adianta o jovem saber como utilizar a ferramenta digital; é preciso educá-lo sobre como usá-la de maneira responsável, ética e segura. É dever de o educador orientar no uso correto da rede, indicando as conseqüências da utilização inapropriada não só para o indivíduo mas também para a sociedade.
Os pais desempenham papel importante na educação, mas muitas vezes se sentem perdidos em meio a tantas inovações tecnológicas, sem saber quais os limites a serem impostos, ou mesmo sem terem real conhecimento dos perigos que seus filhos correm em virtude da descontrolada exposição online.
leiam mais...

A Fórmula da Necessidade

                                                                                    
                                                    Autor: Alberto Grimm[1]
E um cientista, o maior matemático de todos os tempos, depois de muitos cálculos e pesquisas, chegou à conclusão, e agora era capaz de provar através de fórmulas matemáticas, que o ser humano precisaria de certos “itens”, e estes poderiam ser objetos, idéias ou coisas abstratas, que seriam imprescindíveis ao seu viver. Era uma questão de necessidade, e agora era oficial, cientifico, e a fórmula provava isso. Isso significava dizer que, se a fórmula provasse, o indivíduo não mais poderia viver sem aquela referida coisa.leia mais...leia mais

A tecnologia e o comportamento humano


Confira artigo que trata sobre o impacto do desenvolvimento tecnológico no comportamento das pessoas.
 
Recentemente um amigo meu, gestor de Recursos Humanos, disse que fará um curso sobre o “Gerenciamento de pessoas em ambiente de mudança”. Com isso, veio à minha cabeça a grande variedade de cursos e treinamentos sobre o tema. Isso porque a preocupação em adequar as pessoas a processos de mudança tem sido uma constante nos meios de gestão de RH.

Sabemos que o mundo está mundando cada vez mais rápido e é uma situação sem volta. Por isso, multiplicam-se as abordagens de adequação das pessoas à essa realidade. É oportuno portanto, lançarmos uma vista à perspectiva histórica para compreender melhor essa situação. O objetivo aqui, portanto, é discutir a relação entre as recentes mudanças no ambiente social e o perfil comportamental das pessoas.
Para analisar o perfil comportamental, usarei o conceito DISC, do prof. Willian M. Marston (Emotions of Normal People – 1928), por meio do qual ele propõe que as características comportamentais humanas podem ser descritas em quatro grandes grupos:
1 - Dominância: Características que descrevem a competitividade, a busca por resultados, a assertividade e a diretividade;
2 - Influência: Grupo de características relacionadas à empatia, verbalidade, persuação, amabilidade;
3 - Estabilidade: Características relacionadas com a previsibilidade, a necessidade de segurança e a boa adaptação à rotina;
4 - Conformidade: Grupo de características voltado ao perfeccionismo e a agregação a procedimentos e normas pré estabelecidas.
Todas as pessoas tem um pouco de cada um dos quatro grupos. A intensidade com que cada grupo aparece em um indivíduo define o seu tipo de perfil. Podemos representar isso graficamente do seguinte modo:
As pessoas usualmente tem todas essas características em sua personalidade, havendo a predominância de um grupo sobre os demais. Assim, um indivíduo pode apresentar um grupo de características que predomina sobre os outros. O balanço desses quatro grupos de características forma os diversos tipos de perfis que compõe a humanidade.leia mais...

A importância de ter um bom humor no trabalho

Dicas, Trabalho 02/02/10 Kerolen



Todas as pessoas possuem aqueles dias que não está muito bem e acaba ficando mais quieto ou irrita com facilidade, mas ter um bom humor no trabalho é fundamental melhorando o seu desempenho em seu cargo realizando melhor suas tarefas, quando tem um bom humor melhora o ambiente de trabalho.
Trabalhar em um ambiente agradável é o que todos desejam, mas às vezes não é isso o que acontece, o local onde está acaba sendo nada legal e o clima super pesado, mas lembre-se que se cada um fizer a sua parte esse conceito acaba mudando, come mudando por você crie novos hábitos que traga mais tranquilidade e bom humor na qual com o tempo todos acabam aderindo essa nova forma de trabalhar.
O bom humor no trabalho favorece as relações interpessoais que acaba tornando mais agradável aumentando a união entre a equipe de trabalho, eleva a produtividade, ameniza o estresse e ainda acaba favorecendo na autoestima da pessoa.
Após realizar pesquisas em outros países conclui-se que as brincadeiras no ambiente de trabalha diminuem a fadiga, a sensação de bem estar provocada pelo riso proporciona maior fluência de idéias, decisões mais criativas e é claro sucesso no trabalho, o bom humo favorece inclusive no aprendizado que torna mais eficaz.