quarta-feira, 3 de fevereiro de 2010

A tecnologia e o comportamento humano


Confira artigo que trata sobre o impacto do desenvolvimento tecnológico no comportamento das pessoas.
 
Recentemente um amigo meu, gestor de Recursos Humanos, disse que fará um curso sobre o “Gerenciamento de pessoas em ambiente de mudança”. Com isso, veio à minha cabeça a grande variedade de cursos e treinamentos sobre o tema. Isso porque a preocupação em adequar as pessoas a processos de mudança tem sido uma constante nos meios de gestão de RH.

Sabemos que o mundo está mundando cada vez mais rápido e é uma situação sem volta. Por isso, multiplicam-se as abordagens de adequação das pessoas à essa realidade. É oportuno portanto, lançarmos uma vista à perspectiva histórica para compreender melhor essa situação. O objetivo aqui, portanto, é discutir a relação entre as recentes mudanças no ambiente social e o perfil comportamental das pessoas.
Para analisar o perfil comportamental, usarei o conceito DISC, do prof. Willian M. Marston (Emotions of Normal People – 1928), por meio do qual ele propõe que as características comportamentais humanas podem ser descritas em quatro grandes grupos:
1 - Dominância: Características que descrevem a competitividade, a busca por resultados, a assertividade e a diretividade;
2 - Influência: Grupo de características relacionadas à empatia, verbalidade, persuação, amabilidade;
3 - Estabilidade: Características relacionadas com a previsibilidade, a necessidade de segurança e a boa adaptação à rotina;
4 - Conformidade: Grupo de características voltado ao perfeccionismo e a agregação a procedimentos e normas pré estabelecidas.
Todas as pessoas tem um pouco de cada um dos quatro grupos. A intensidade com que cada grupo aparece em um indivíduo define o seu tipo de perfil. Podemos representar isso graficamente do seguinte modo:
As pessoas usualmente tem todas essas características em sua personalidade, havendo a predominância de um grupo sobre os demais. Assim, um indivíduo pode apresentar um grupo de características que predomina sobre os outros. O balanço desses quatro grupos de características forma os diversos tipos de perfis que compõe a humanidade.leia mais...

Nenhum comentário: